Medicina Hiperbárica - O que é:

A Medicina Hiperbárica trata dos aspectos médicos-fisiológicos nas exposições do organismo às pressões atmosféricas superiores à ambiente. Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) é um método terapêutico em que o paciente é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão atmosférica, respirando oxigênio 100%. Esse ambiente pressurizado é chamado de Câmara Hiperbárica.

Existem dois tipos de câmaras hiperbárica, a Câmara Monopaciente ou Monoplace, e a Câmara Multipaciente ou Multiplace.

-Câmara Monopaciente ou Monoplace: comporta apenas um paciente. A pressurização da câmara é feita com oxigênio puro, não necessitando o uso de máscaras. Nesse tipo de Câmara Hiperbárica é possível conectar um ventilador hiperbárico ao paciente em tratamento, sendo possível monitorizar pacientes em estado grave.

monoplace

-Câmara Multipaciente ou Multiplace: comporta até onze pacientes. A pressurização da câmara é feita com ar comprimido, sendo necessário o uso de máscaras para inalar o oxigênio puro.

multiplace

A Oxigenoterapia Hiperbárica tem eficácia comprovada no tratamento, principal ou coadjuvante, de um grande número de patologias agudas ou crônicas, de natureza isquêmica, traumática, infecciosa ou inflamatória, geralmente graves e refratárias aos tratamentos convencionais.

Diversos estudos concluíram que o custo do tratamento, quando se utiliza a oxigenoterapia hiperbárica é, a médio e longo prazo, mais barato que o custo do tratamento convencional, empregado repetidas vezes. Isto se deve pela diminuição do tempo de internação e do uso de antibióticos, e propicia uma abordagem menos agressiva nas intervenções cirúrgicas. Também observamos a redução do custo emocional para o paciente, seus familiares e amigos, impossível de ser medido, diante das graves doenças cuja cura é acelerada quando se emprega esta terapia.

A medicina baseada em evidências consolidou no mundo todo um conjunto de 16 patologias onde a Oxigenoterapia Hiperbárica é benéfica aos pacientes. Diversos países como os EUA, Rússia, Canadá e Itália, utilizam em larga escala, e há vários anos, essa tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. No Brasil, somente nas últimas décadas, é que a Oxigenoterapia Hiperbárica vem sendo incorporado ao arsenal terapêutico médico como forma de beneficiar seus pacientes.

O Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira, desde 1995, reconhecem formalmente os benefícios dessa tecnologia.

A Hiperbárica Santa Rosa surge em Cuiabá de forma pioneira, para estender esses benefícios á sociedade mato-grossense.

Iso-9001
Dra. Taenna Santana Henry, Diretora Técnica Médica, CRM 5936
Hospital Santa Rosa • Rua Adel Malouf, 119 • Bairro Santa Rosa • Cep: 78040-783 • Cuiabá-MT • Tel. 65 3626.3701 Fax. 3626.3698
Webcomtexto